segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Notícia publicada on-line em www.farmacia.com.pt

Frutos e vegetais escuros podem combater o cancro
Publicado: terça-feira, 21 de Agosto de 2007 - 10:00


Pesquisa norte-americana sugere que as propriedades que tornam os frutos e vegetais mais escuros, podem também revelar-se eficazes no combate ao cancroEstudos efectuados em ratos e células humanas revelaram a descoberta de antocianina, os pigmentos responsáveis por uma variedades de cores de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul. Em combinação com o ácido elágico, encontrado principalmente na uva, morango e nozes, desenvolve uma forte prevenção contra certos tipos de cancro.


Os cientistas relataram mesmo uma diminuição do crescimento das células cancerígenas nos casos de cancro do cólon, a segunda causa mais comum de mortalidade específica por cancro, após o cancro do pulmão.Segundo a pesquisa apresentada na American Chemical Society, quanto mais exótica fosse a planta, mais eficaz seria, apresentando melhores resultados do que quaisquer outras.


Em alguns dos casos, para além da diminuição do crescimento do cancro, os cientistas notaram que em cerca de 20% dos casos as células cancerígenas morriam.


Pigmentos de antocianina obtidos de certos tipos de cenouras e rabanetes revelaram mesmo uma diminuição das células cancerígenas entre 50 a 80%.Os investigadores acreditam que estas descobertas tornam mais próxima a compreensão das razões pelas quais alguns frutos e vegetais têm esta pigmentação, e porque são benéficas no combate ao cancro.


"Este tipo de alimentos tem bastantes compostos, e estamos apenas a começar a compreender a sua estrutura, bem como quais são mais benéficos para a saúde", refere Monica Giusti, autora da pesquisa.


Pedro Santos



Autor: Pedro Santos

Nenhum comentário: