sexta-feira, 31 de agosto de 2007

"Suplementao-oncolgica"






















Por indicação de um net-amigo, descobri esta web page, onde disponibiliza em PDF 5 capítulos do livro "Nutrição Oncológica".

Agradecemos este importante contributo !
Fernandolpo

Fonte: http://www.eurofarma.com.br/home.asp?pIdIdioma=PT

Link: http://www.eurofarma.com.br/publicacoes/pagf/oncologia.asp

+++++++++++++++++++++

"Caro Profissional de Saúde,

A Eurofarma assumiu como um de seus principais objetivos, o compromisso de contribuir com os profissionais da área, através do desenvolvimento de ferramentas úteis ao seu dia a dia de trabalho, informações atualizadas e materiais de apoio que enriqueçam ainda mais a prática clínica.

Este manual é resultado de extenso levantamento bibliográfico, além da grande experiência acumulada pelo Dr. Nivaldo Barroso de Pinho, especialista em Nutrição Oncológica (INCA - RJ) no manejo nutricional de pacientes oncológicos em seus diversos estágios.Desta forma, esperamos poder estar mais uma vez ao seu lado colaborando ativamente na busca por uma qualidade de vida melhor.

UNIDADE ONCOLÓGICAEUROFARMA LABORATÓRIOS"


Capítulo I: Patologias Associadas
(PDF: 130K / 4 páginas)

Capítulo II: Complicações Decorrentes do Tratamento
(PDF: 162K / 3 páginas)

Capítulo III: Avaliação e Diagnóstico Nutricional
(PDF: 266K / 6 páginas)

Capítulo IV: Terapia Nutricional
(PDF: 258K / 7 páginas)

Capítulo V: Reabilitação Nutricional
(PDF: 168K / 4 páginas)

Suplementação Oncológica

"Oncologia - Doentes oncológicos sofrem de carências alimentares"

O primeiro estudo nacional realizado sobre nutri­ção oncológica alerta para que mais de metade dos cerca de 37 mil doen­tes oncológicos sofre de carências alimentares.


.
Transmitir mais informação e avaliar o estado nutricional é fundamental neste grupo de doentes.

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), com o apoio da Nutricia Clinical, divulgou os resultados do primeiro estudo nacional sobre as carências alimentares no doen­te oncológico.

Em Portugal existem cerca de 37.000 doentes oncológicos e mais de metade sofre de carências alimentares.

Este estudo demonstra a necessidade de uma acção mais imediata a nível da nutrição nesta área.De acordo com a Dr.ª Helena Gervásio, presidente da SPO, «desnutrição é toda a situação de carência. 40 a 80% dos doentes oncológicos sofrem de desnutrição, podendo ser uma causa da doença ou uma consequência dela, ou dos procedimentos terapêuticos que implica», nomeadamente cirurgia, quimioterapia e radioterapia. «Por sua vez, a desnutrição pode influenciar negativamente a doença.

Um estado nutricional adequado é capaz de prevenir complicações, optimizar a qualidade de vida nos diferentes estádios de evolução da doença, aumentar a tolerância e a resposta ao tratamento e atingir uma alta hospitalar mais cedo», refere Helena Gervásio, acrescentando:«Torna-se importante a valorização do estado nutricional da cada doente, evitar um estado de desnutrição que pode vir a complicar e comprometer os tratamentos e permitir uma correcção de hábitos alimentares errados que podem também influenciar negativamente esse estado.»

Neste sentido, a SPO e a Nutricia «julgaram pertinente quantificar os conceitos, as atitudes e comportamentos da população em geral e dos profissionais de saúde, através de um inquérito desenvolvido pela Spirituc, onde se objectivasse os conhecimentos efectivos sobre a desnutrição na área oncológica, apreciar a valorização deste problema e da utilidade dos suplementos nutricionais para o combater. Foram inquiridos familiares de doentes oncológicos ou pessoas com relação próxima e profissionais de saúde – médicos e enfermeiros – que trabalhavam a área oncológica especificamente», explica Helena Gervásio.

Apesar da associação do doente oncológico com a desnutrição «não ser reconhecida como a principal tendência, foi, no entanto, assumida que é mais grave nestes doentes e que estas carências condicionam negativamente a evolução da doença, diminuindo a capacidade de resposta do organismo, a maior probabilidade de outras complicações e menor efeito dos tratamentos oncológicos.

O resultado deste inquérito mostrou um desconhecimento sobre a existência de suplementos e nos que sabem que existem receiam que não sejam tomados por questões monetárias, mas reconhecendo que devem ser valorizados», afirma a presidente da SPO.Resultados do estudo

O estudo, realizado entre 21 de Outubro e 10 de Novembro de 2006, revelou que «quase dois terços da população próxima do doente oncológico não tem uma noção perfeitamente definida em relação ao conceito de carência alimentar, ou seja, o que é exactamente carência alimentar num doente oncológico. Por outro lado, este conceito tende a ser identificado quer com alimentação deficiente, quer com desequilíbrios alimentares, quer ainda com uma alimentação pouco rica em vitaminas», refere o Dr. Vítor Cavaco, sociólogo, coordenador do estudo e responsável pela SPIRITUC-Investigação Aplicada, acrescentando:«Outro dado obtido é que quase 70% da população próxima do doente oncológico não reconhece a possibilidade do cancro ser uma das doenças que mais provoca carências alimentares.

Porém, existe, para a maioria dos inquiridos, a noção de que as carências alimentares derivadas da doença oncológica podem ser graves, ou muito graves, resultando, muitas vezes, na diminuição da capacidade de resposta do organismo, no aumento das complicações, da mortalidade e da eficácia dos tratamentos.»Vítor Cavaco explica ainda que, de acordo com os resultados do estudo, «existe uma clara incapacidade de reconhecer os suplementos nutricionais como a melhor resposta aos processos de carências alimentares provocadas pela doença oncológica».

Quando se questionou se conheciam ou já tinham ouvido falar de suplementos nutricionais especificamente desenvolvidos para a área oncológica, «apenas 13,7% disse que sim, sendo que destes 25,9% conhece a marca Fortimel», salienta o coordenador do estudo, acrescentando: «Relativamente ao local onde podem ser comprados, a farmácia, ou a farmácia hospitalar são os locais principais apontado pelos inquiridos. O desconhecimento sobre os suplementos nutricionais é igualmente visível numa assumpção do preço claramente destorcida da situação real do mercado.

A importância atribuída aos suplementos nutricionais é reforçada pela disponibilidade de 91,1% dos inquiridos para o tomar em caso de recomendação por parte dos médicos especialistas.»Sobre os melhores veículos para obterem informações sobre as carências alimentares, os inquiridos indicaram «os meios de comunicação social como um bom veículo de informação, bem como as instituições de saúde e farmácias que, neste campo, devem ter um papel chave na difusão deste tipo de informação, possibilitando à população um conhecimento mais detalhado sobre o conceito de carências alimentares, em geral, sobre os suplementos nutricionais, em particular», diz Vítor Cavaco.Como resultado e apreciação final, Helena Gervásio considera estes dados de «extrema importância, identificando duas áreas a desenvolver posteriormente.

Em primeiro lugar, dar mais informação aos doentes e seus familiares sobre as causas e consequências da desnutrição, bem como esclarecer como este estado pode ser combatido ou evitado. Para além disso, junto dos profissionais de saúde, deve ser desenvolvido um plano de informação mais adequado sobre a necessidade e modo de avaliar o estado nutricional do doente e suas causas e as alternativas existentes para as superar», conclui a presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Fonte: http://www.jasfarma.pt
Link:
http://www.jasfarma.pt/artigo.php?publicacao=ms&numero=116&artigo=5

Notícia publicada na "Performance -online"


Cálcio, vitamina D e cancro colo-rectal
O cancro do intestino é um o segundo mais frequente em Portugal. Cálcio e vitamina D podem ajudar a preveni-lo.


Um estudo com 191 mil participantes encontrou uma relação entre consumo de cálcio e vitamina D e um menor risco de desenvolver cancro colo-rectal. Os indivíduos observados tinham entre 45 e 75 anos e foram acompanhados durante 7 anos, durante os quais surgiram 2110 novos de cancro colo-rectal.

Os investigadores conseguiram detectar um efeito protector no cálcio: um consumo mais elevado (alimentos ou suplementos) permitiu baixar de 30 (homens) a 36 por cento (mulheres) o risco de desenvolver este tipo de tumor. Os que não tomavam suplementos mas mantinham uma ingestão adequada de lacticínios apresentaram-se 23 (homens) ou 34 por cento (mulheres) mais imunes.

No caso da vitamina D, a mesma associação foi encontrada para os homens mas não para as mulheres.
20/4/2007

Fonte:"Performance -online"

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

"Falando sobre Cancêr do Intestino"


Este livro pode ser descarregado em versão PDF do site Brasileiro http://www.inca.gov.br/

Ficha técnica do livro:

título: "Falando sobre Cancêr do Intestino";
data: Junho 2003
publicação / autores:
Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, INCA - Instituto Nacional de Cancêr", Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Associação Médica Brasileira; Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva; Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva; Sociedade Brasileira de Cancerologia e Oncologia Clínica; Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn;

link: http://www.inca.gov.br/publicacoes/Falando_sobre_Cancer_de_Intestino.pdf

"Cuidados paliativos oncológicos- controlo de sintomas"


Este livro pode ser descarregado em versão PDF do site Brasileiro http://www.inca.gov.br


Ficha técnica do livro:

título: "Cuidados paliativos oncológicos- controlo de sintomas"
data: Junho 2001
publicação / autores:
"INCA - Instituto Nacional de Cancêr"; Ministério da Saúde; CSTO - Centro de Suporte Terapeutico Oncológico- Divisão Técnico Cientifíca;

link: http://www.inca.gov.br/publicacoes/manual_cuidados.pdf

sábado, 18 de agosto de 2007

Notícias

Este blogue tomou uma nova direcção hoje, dia 18 de Agosto de 2007.
E estará em construção de conteúdos durante os próximos dias.
Não invalidando que todos os que desejam participar o possam fazer a partir deste momento, utililizando os "Comentários dos Leitores"

Regras de Utilização

Este blogue não tem nem pretende ter fins comerciais ou fins lucrativos.
Todos os participantes que utilizem este blogue para vendas de forma directa ou indirecta serão excluídos .

Sinopse

O "http://olharinvisivel.blogspot.com/" , surgiu inicialmente como um blogue de divulgação dos trabalhos do meu pai, neste sentido, vai ser por ele e por todos aqueles que padecem do CANCRO DO CÓLON E DO RECTO, que a partir de hoje este blogue irá funcionar como um veículo de Divulgação/Interajuda:
.
Partilha de informação;
.
Práticas na área da nutrição:
.
Qualidade de vida:
.
Apoios Sociais;
.
Grupos de Apoio;
.
Terapias médicas quer estejam ligadas à medicina alternativa ou tradicional;
.
Links;
.
entre outros assuntos que queiram propor.
.
Convido, todos aqueles que já passaram ou que estão a passar por esta "experiência"a deixar o seu testemunho .
Quer estejam na primeira pessoa em tratamento ou já tenham conseguido vencer esta batalha;e ainda os familiares que directa ou indirectamente participam nesta luta.